"O retrato, meu querido pai, é uma cópia exata do original. Meu tio disse que prefere o meu, por causa das cores"
Desde o dia 12 de maio, o blog levanta informações sobre o retrato divulgado como sendo a única imagem da amante de D. Pedro I, Clémence de Saisset, o qual pertence ao museu de Saisset, localizado na Califórnia. Em 1829, Clémence teve um filho com o imperador do Brasil.
A obra seria uma reprodução feita pelo neto de Clémence, filho de Pedro de Saisset. Lembro que o leitor Acervo.Imperial trouxe a possibilidade de a mulher no retrato ser a cantoria lírica Maria Malibran, conforme coleção mantida pelo Musée de la Vie Romantique, de Paris.
Depois de trocar mensagens com ambos os museus e fazer diversas pesquisas, incluindo em arquivos na França, o blog sabe que:
1 – O retrato publicado no blog foi realmente pintado pelo artista Ernest de Saisset, filho de Pedro de Alcantara Brazileiro, neto de Clémence de Saisset. A assinatura na obra indica que ele copiou uma pintura de Ary Scheffer (vide Galeria).
2 – O Musée de la Vie Romantique mantém que a mulher no retrato é Maria Malibran. Mas logo que apresentados à possibilidade de ser outra pessoa, os funcionários deixaram de atender os telefonemas do blog e não mais responderam os e-mails.
3 – Há registro de dois leilões da obra, ocorridos nos anos noventa. Nas duas ocasiões, não houve menção a Maria Malibran, sendo o título da peça “Retrato de uma mulher jovem”, com autoria de Ary Scheffer, no ano de 1831.
4 – Informação disponível online indica que o museu de Paris comprou a obra em 2018. Mas o museu não confirma essa informação, tampouco explica se, à época da aquisição, a peça já estava intitulada “Retrato de Maria Malibran”.
5 – O blog já consultou algumas biografias de Maria Malibran e consultará outras. Até o momento, não encontrou indicação de que a cantora tenha posado para Ary Scheffer. Em 1831, Maria foi retratada por Henri Decaisne e passou boa parte desse ano em turnê.
6 – O blog também está consultando biografias e outras notações sobre Ary Scheffer. Da mesma forma, até o momento, não encontrou registro de que ele tenha pintado um retrato de Maria Malibran.
7 – Existe uma carta de Ernest de Saisset, endereçada ao irmão Pedro de Alcantara Brazileiro, na qual ele diz que o sobrinho “está, neste momento, sentado no chão da sala de estar, pintando um retrato da nossa mãe, a partir do quadro que pendurei na minha parede”. Quando da morte de Clémence, em 1864, o filho mais velho herdou todo o conteúdo da casa dela.
8 – Existe uma carta de Ernest de Saisset, filho de Pedro e Alcantara, redigida em Paris, em 2 fevereiro de 1893, na qual ele diz ao pai que “...eu vou procurar o senhor Fosse para mostrar o retratado da minha avó, antes de enviá-lo para você." Charles-Alexandre Coessin de la Fosse foi um pintor francês, especialmente conhecido pela capacidade de harmonizar cores e formas. "O motivo de não tê-lo ainda enviado é porque estou esperando até que fique bem seco, antes de envernizá-lo. O retrato, meu querido pai, é uma cópia exata do original. Meu tio disse que prefere o meu, por causa das cores. Conforme você bem sabe, eu tenho talento nessa área. Então, se o senhor achar alguma falha no retrato, pode saber que ela também existe no original.”
9 – No inventário dos bens deixados pela família de Saisset, feito em 1951, o quadro em questão é identificado como “Avó”.
The woman in the painting is still a mystery
"The portrait, my dear father, is an exact copy of the original. My uncle said he prefers mine because of the colors"
Since the 12th of May, the blog has raised information about the portrait disclosed as being the only image of the lover of D. Pedro I, Clémence de Saisset, which belongs to the De Saisset Museum, located in California. In 1829, Clémence had a son with the Emperor of Brazil.
The work would be a reproduction made by the grandson of Clémence, son of Pedro de Saisset. I remember that the reader Acervo.Imperial brought up the possibility that the woman in the portrait was the lyrical singer Maria Malibran, according to the collection maintained by the Musée de la Vie Romantique, in Paris.
After exchanging messages with both museums and doing a lot of research, including archives in France, the blog knows that:
1 – The portrait published on the blog was actually painted by the artist Ernest de Saisset, son of Pedro de Alcantara Brazileiro, grandson of Clémence de Saisset. The signature on the work indicates that he copied a painting by Ary Scheffer (see Gallery).
2 – The Musée de la Vie Romantique maintains that the woman in the portrait is Maria Malibran. But as soon as they were presented with the possibility of being someone else, the employees stopped answering the blog's phone calls and no longer responded to emails.
3 – There are records of two auctions of the work, which took place in the nineties. On both occasions, there was no mention of Maria Malibran. The piece was titled “Portrait of a young woman”, authored by Ary Scheffer, in the year 1831.
4 – Information available online indicates that the Paris museum purchased the work in 2018. But the museum does not confirm this information, nor does it explain whether, at the time of acquisition, the piece was already titled “Portrait of Maria Malibran”.
5 – The blog has consulted some biographies of Maria Malibran and will consult others. So far, the publication has found no indication that the singer had posed for Ary Scheffer. In 1831, Marie was portrayed by Henri Decaisne and spent much of that year on tour.
6 – The blog is also consulting biographies and other notations about Ary Scheffer. Likewise, so far, no record has been found that he painted a portrait of Maria Malibran.
7 – There is a letter from Ernest de Saisset, addressed to his brother Pedro de Alcantara Brazileiro, in which he says that his nephew “is, at this moment, sitting on the floor of the living room, painting a portrait of our mother, based on the painting that I hung on my wall.” On Clémence's death in 1864, the eldest son inherited all the contents of her house.
8 – There is a letter from Ernest de Saisset, son of Pedro de Alcantara, written in Paris, on February 2, 1893, in which he tells his father that “... I will call o monsier de la Fosse to show the picture of my grandmother, before sending it to you." Charles-Alexandre Coessin de la Fosse was a French painter, especially known for his ability to harmonize colors and shapes. "The reason why I have not sent it sooner is because I have been waiting for it to dry well before varnishing. The portrait, my dear father, is an exact copy of the original. My uncle prefers mine on the account of the colors. As you know I am gifted in that way. So, if you find faults with the portrait, which would surprise me, why it is not my fault if there are any faults in the portrait the same faults you will find in the original.”
9 – In the inventory of goods left by the de Saisset family, made in 1951, the painting in question is identified as “Grandmother”.
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